sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Era uma vez

Era uma vez já é uma frase clichê de histórias.Um Romance entre uma rapaz pobre e uma Menina rica já foi visto milhões de vezes e histórias de favelas no Rio também: o que tem de Novo em Era uma vez?...nada. é romance proibido com toques de Romeu e Julieta

Mas o Diretor do filme é o homem que transformou 2 filhos de Francisco na quinta maior bilheteria da história do cinema nacional, conquistou Críticos e público muito além dos fãs de Zezé de Camargo e Luciano, e ele mesmo falou que ele é aquele babaca que ainda acredita ser possível fazer filmes para emocionar o público. Logo o que esperar?.um filme que não tem medo de ser lugar comum e que quer ser emocionante. 

E conseguiu e muito bem: o filme mostra a velha história do amor impossível(Dé e Nina) e como boa parte se passa em uma favela, não poderia deixar de mostrar violência, drogas,preconceito, corrupção da polícia, entre outras coisas, e o filme não toma partido de nada, tentando dizer o que acha que é bom, ou mal.

A emoção existe não só no casal de protagonista(aliás os dois nem são grandes atores e mesmo assim comovem), mas também, no amor de mãe, pai, e irmãos e nunca pensei que cenas de um simples banho de mar pudesse ser tão tocante

Se você não viu ainda pare de ler

Os personagens do filme são ótimos, mesmo que você já tenha visto personagens parecidos: O pai de Nina(Evandro) por exemplo: a principio não aprova o namoro, mas depois vai tentando ser amigo de Dé já que percebe que sua única filha gosta realmente dele. E não da pra condenar a atitude dele ao tentar impedir que sua filha vá ao morro(afinal quem gostaria que sua única filha fosse ao morro pra encontrar o namorado?, por mais que você confie nele, você terá medo da violência do lugar).porém na reta final do filme no momento de desespero a atitude dele é absurda.

Dé é honesto, trabalhador, mas mesmo relutando a principio acaba aceitando dinheiro do irmão traficante(que ele sabe que não é um dinheiro honesto), além disso, ele parece ter a noção exata de como é a vida e sonha, sem tirar o pé da realidade

EU TRABALHO E ESTUDO A NOITE PRA MELHORAR DE VIDA

O QUE É CERTO: UMA CRIANÇA NASCER SEM TER O QUE COMER?

ACHO O MOVIMENTO UMA MERDA, MAS VOCÊ MESMO DIZ QUE NA FESTAS DO SEU PAI ROLA MACONHA

TEM POBRE QUE VIRA BANDIDO PORQUE É RUIM MESMO, MAS SER HONESTO É MUITO DIFÍCIL .

Mas o personagem mais intrigante é Carlão(irmão de Dé). Ele é um traficante que mata uma pessoa a sangue frio(embora confesso que torci para que ele fizesse isso e gostaria de saber quem no lugar dele não faria o mesmo?),tem seus comandados sempre armado e controla as drogas da favela(típico homem que o capitão nascimento de Tropa de Elite odiaria). Mas quando vemos o porque ele chegou a esse ponto até entendemos..ele era um rapaz honesto, contra o crime,ama sua mãe, seus irmãos e foi preso injustamente; sofreu muito e teve que entrar para o crime, para não apodrecer na prisão. E além disso ele ajuda a todos na favela e garante a paz no local. O problema é que ele tem que dar dinheiro para a policia para não morrer, aliás a mesma polícia que foi fundamental para a chegada dele ao tráfico. 

E quando ele seqüestra Nina pra pegar dinheiro com a pai dela e fica frente a frente com o irmão o filme nos coloca em uma situação difícil, já que você torce pela vida dos 2 irmãos em mais um seqüência emocionante entre os dois(aliás Thiago Martins e Rocco Pitanga exibem a química perfeita). Dé esta na mira da polícia já que o pai de Nina o acusa de ser culpado pelo seqüestro da filha, e Carlão será morto se não conseguir a grana pra pagar os policiais.

E o Final do filme causa uma angústia a mais ao ver a política da polícia de atirar por qualquer motivo(algo bem comum hoje em dia).

Mas quanto ao fim do casal, muita gente reclamou, bom, é triste mesmo, mas está muito próximo da realidade, afinal na vida real as histórias de amor não tem necessariamente um felizes para sempre.

Nota 9,5

Nenhum comentário:

Postar um comentário