terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2


O primeiro (e excepcional) Tropa de Elite fez com que muitas pessoas adorassem o Bope e vissem o capitão nascimento como um exemplo a ser seguido...É uma pena viver em um lugar que precise de um herói como ele(eu particularmente não o acho). 

Agora Tropa de elite 2 ganha o personagem de Fraga, um professor de história e defensor dos direitos Humanos que condena os métodos do bope. E é depois de um ato covarde de  Mathias (desobedecendo ordens de Nascimento(agora coronel))que Fraga faz um ataque ao Bope em rede nacional. Resultado..Nascimento sai do Bope e vai para a secretaria de segurança e ainda percebe que está ficando cada vez mais distante de seu filho.

E é a partir daí que o filme mostra que tanto o bope, quanto os traficantes são apenas como peões de um tabuleiro de xadrez, no qual há peças bem mais importantes por trás das guerras ,e sendo assim o filme dispara fogo pesado para todos os lados:policiais corruptos, mídia, secretária de segurança e principalmente as milícias e os políticos.tudo faz parte(participando ou se omitindo) de uma gigante sistema de corrupção; ninguém escapa ileso da fúria do filme(que se assemelha  a de um capitão do Bope). E isso causa angústia ao nos fazer pensar que não existe solução(ou não querem que exista).

Com grandes atores e um roteiro muito bem elaborado o filme impressiona bastante pela sua coragem e aproximação da realidade, indo muito além de um filme de favela com polícias e bandidos, e o resultado é bem superior aos filmes do gênero (equilibra com o primeiro filme e supera até filmes que sou fã como Era uma vez e Cidade dos Homens).na verdade o filme é mais político do que policial

José Padilha faz outra obra admirável na qual o bope, o tráfico e os defensores dos direitos humanos fazem parte de uma guerra na qual muitas vidas serão perdidas e o sistema não está nem aí pra isso.

Arrebatador
Nota-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário