Fé é uma coisa inexplicável..ou a pessoa tem ou não tem, e muitas vezes um acontecimento bom ou ruim faz com que a pessoa mude de opinião sobre ter ou não fé. Por isso dizem que religião não se discute.
Mas assim como em Sinais, Shyamalan discute sem querer impor nada, dessa vez em um filme adaptado de uma história dele, mas que ele apenas não dirigiu.(é o produtor)
5 pessoas ficam presas em umelevador de um prédio e se isso já não fosse ruim o bastante, um dos 5 ainda é o demônio..claro que eles não sabem disso e tentam descobrir o que está acontecendo por meios mais lógicos, assim como os funcionários do prédio que não levam a sério quando um outro funcionário afirma que viu imagens na câmera que faz com o demônio esteja naquele elevador, e o fato dos personagens irem morrendo a cada apagão de luz dentro do elevador reforça essa teoria, já que seria difícil um ser humano cometer um assassinato tão rápido em um lugar fechado e com outras pessoas ali.
O filme não consegue passar a sensação de claustrofobia que poderia, talvez por ter muitas cenas fora do elevador e devido a antipatia dos personagens que faz com que não nos importemos muito com eles.
Por outro lado essa antipatia faz com que todos possam ser suspeitos sem cair no clichê de o mais bonzinho na verdade ser o mal, além de todos poderem ser as vítimas, já que o demônio(como é dito no filme) vem pegar as pessoas más.
O filme passa longe de ser um filmaço, mas também passa longe de ser uma bomba, e com atores melhores poderia ter rendido algo melhor; tem seus bons momentos de suspense e a revelação importante surpreende, mesmo usando um artifício nada original pra isso(ainda que bem coerente com o filme).
Mas os religiosos devem gostar mais, afinal filme passa algumas mensagens de acordo com opiniões cristãs(eu acho, devido a opinião de outras pessoas porque é um assunto que não entendo) e o desfecho(não a revelação principal) parece uma bobeira, mas devido a isso muitos podem gostar.
E em um momento tão complicado que o Rio de Janeiro vive, uma frase do filme me causou bastante impacto:
Não acredito no demônio, porque não precisamos dele: as pessoas já são más o suficiente.
Nota -6