sexta-feira, 15 de abril de 2011

Pânico trilogia

Em 96 quando o primeiro Pânico estreou nos cinemas eu não dei muita bola e também nem sei se eu poderia ter visto, já que só tinha 14 anos(isso entrega a idade). Mas em 97 aluguei o filme e adorei e assim fiquei muito ansioso por suas continuações: me lembro de ir correndo avisar um amigo meu quando vi no jornal que Pânico 2 estava em pré estréia em 99. Aí em 2000 veio o terceiro filme e eu achei que tinha acabo, e agora 11 anos depois me preparo pra ver Pânico 4, com o mesmo amigo de Pânico 2 e um outro que estava em Pânico 3 e pra ver nessas condições ou aguentar esperar até domingo e controlar a ansiedade de quem a essa hora já gostaria de estar assistindo ao filme.

O primeiro é incrível: Mistura humor e terror e ainda brinca com os clichês do gênero, usando todos eles de maneira inteligente em uma mistura de sátira e homenagem a muitos clássicos antigos. E ainda conta com uma homenagem do roteirista ao diretor: o “primeiro a Hora do pesadelo foi assustador, os outros nem tanto” diz a protagonista Sidney. Além disso tem o famoso sobe as escadas quando deveria correr pela porta e as regras do nunca faça sexo, não beba e nem diga volto já..elas não tem a menor lógica, mas sempre acontecem dessa forma mesmo. E  o filme as segue ao mesmo tempo que as satiriza.


O segundo filme é tão brilhante quanto o primeiro e nada melhor que um filme dentro de um filme, falando sobre os acontecimentos do próprio filme que lhe deu origem..em resumo: o filme a Punhalada sobre ao assassinatos ocorridos no filme original é lançado nos cinemas na trama de Pânico 2. Com o mesmo bom humo, e mesmo bom terror e principalmente respeito ao primeiro filme Pânico 2 quebra as regras da sequencia, sendo tão bom ou melhor e quando um personagem diz :Sequencia não presta, é mais uma forma de fazer piada inteligente com o próprio filme.


Mas aí vem o terceiro filme com outro roteirista  que infelizmente se limita a repetir a idéia dos dois primeiros, fazendo um mix dos melhores momentos..Sidney assobrada pelo fantasma da mãe fica chato e a matança no set de a Punhalada já foi vista.

Quanto ao quarto filme, eu não esperava muita coisa, mas os elogios ao filme estão me animando e saber que todo elenco da trilogia e mais o roteirista dos dois primeiros estão de volta, me faz acreditar ainda mais que pode ser um bom filme.....ansioso

Pânico-10
Pânico 2-10
Pânico 3 -5,5

Um comentário: