segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Cisne negro


Ficar muito ansioso pra ver determinado filme e achar que vai adorá-lo é complicado, pois se o filme ficar um pouco abaixo do esperado já vira uma decepção(ainda que pouca). Mas como eu não controlo essas coisas eu fiquei muito ansioso (e achando que ia adorar)com esse filme

E por incrível que pareça o filme é ainda melhor do que eu pensava e se fosse lançado em 2010(ano real do filme) ele certamente estaria na minha lista de melhores da década que fiz alguns post abaixo.

Mas vamos a ele

 Nina(Natalie Portman) é tão doce e tão linda que fica difícil imaginá-la  em um papel tão pesado. E assim do diretor da companhia de balé que ela dança  (Thomas Leroy - Vicent Cassel) não queria escalá-la para viver o cisne negro da montagem do lago dos cisnes. Com isso Thomas vive provocando Nina(Portman) pra ver se ela possui alguma arma de sedução, ousadia e agressividade a ponto de perguntar se ela é virgem e mandá-la ir pra casa se masturbar.. ela se dedica o tempo todo ao balé e vive uma estranha relação com a mãe superprotetora (a um ponto assustador). As coisas pioram quando ela se sente ameaçada por uma nova bailarina que como “qualquer bailarina do mundo” estaria interessada no papel.

Os personagens do filme são daqueles enigmáticos que você não sabe se quer ajudar ou destruir, o que os torna fascinante e nos mantém sempre desconfiados, e quando Nina começa a “ser dominada” pela personagem fica ainda mais difícil saber em quem e no que acreditar e o ótimo roteiro é hábil o bastante para deixar dúvidas no público, sem tornar o filme complicado.

Natalie Portman tem uma atuação icônica, sendo doce e ameaçadora , encarnando com perfeição o Cisne branco e negro. Mas ainda assim ela conta com outras 3 atuações arrebatadoras ao seu lado. Mila Kunis( rival), Barbara Hershey(a mãe)além de Vicent Cassel.

E a direção? E a direção de arte? E a trilha sonora? E a maquiagem?, tudo isso é impecável e faz com tenha vários momentos belíssimos em um filme que beira o terror.

A cena do cisne negro no palco é algo que não tenho palavras pra descrever de tão linda.

Nota -10

Um comentário:

  1. Eu acho um filmaço também. O elenco ainda está beeeem longe da qualidade das atuações de "O Vencedor", mas "Cisne Negro" é um pouco melhor. É legal perceber as semelhanças entre "O Lutador" e "Cisne Negro". Não parece, mas elas existem, e Aronofsky faz um estudo de opostos muito interessante entre suas duas festejadas obras.

    ResponderExcluir