“Vocês vão lutar contra eles e eles vão lutar contra você, tudo porque ele(apontando para um) quer matar ele(apontado para outro)..isso não me parece lógico..que tal assistirmos, bebemos e apostarmos?”
O momento acima é inspirado, engraçado e ainda critica a estupidez que é uma guerra que mata milhares de pessoas só porque dois líderes tem suas diferenças (seja lá quais).
Voltando no tempo:
Há 8 anos atrás escrevi empolgadíssimo sobre o primeiro Piratas do Caribe no site cinema em cena na coluna a voz do cinéfilo. O sucesso de público e critica do filme baseado em um brinquedo de um parque da Disney de mesmo nome foi merecido..apresentava uma história simples e divertida, boas cenas de ação, ótimas piadas e pelo menos dois personagens genais: o capitão Jack Sparrow e o capitão Barbosa(interpretado com brilhantismo por Johnny Depp e Geoffrey Rush respectivamente).
E devia ter parado por aí; O segundo filme da série(2006) era divertido, porém exagerado e já não tinha o mesmo charme do original(mas se tornou uma das maiores bilheterias da história do cinema e para os produtores isso é o mais importante). O terceiro filme(2007) se levou a sério demais, criou uma história complicada, piadas sem graça e tinha uma duração gigante que ainda parecia ter o dobro do tempo real.
Infelizmente esse quarto filme só tem o mérito de ser bem melhor que o anterior já que tem uma trama mais simples, e duração mais curta. Porém ainda assim ela parece muito longa para um filme que não acontece quase nada..é só ação, conversa, ação,conversa de uma forma que entedia. Tem bons momentos é verdade, como a declaração que citei no início, a primeira conversa entre Jack e Angélica e uma parte interessante envolvendo sereias, mas os momentos são raros perto do tédio que domina a produção.
O maior problema de Piratas 4 é que na verdade a série já perdeu o fôlego: jack Sparrow é ótimo, mas não tem gás pra segurar o filme todo, assim como Barbosa. As cenas de acão nem parecem tão ruins assim como estão dizendo (a primeira delas é), mas também não empolgam em nada já que não apresentam nada de muito novo e a história apesar de ser mais simples não é das mais interessantes, além disso o filme não é engraçado como tenta ser..
E Rob Marshal(Chicago, Memórias de uma gueixa e Nine) parecia um nome coerente pra dirigir esse filme, pois tanto ele quanto a série ficava pior a cada novo filme. Sendo assim, ser melhor que Nine e que o terceiro Piratas já foi um leve passo a frente.
Mas assim como jogos Mortais, Premonição entre outros ,Piratas do caribe precisa de uma nova razão de ser, pois do jeito que as coisas estão, novos filmes podem vir e serem um pouco melhor, ou um pouco pior, mas na verdade a essência de tudo vai continuar a mesma, e não adianta trocar de diretor, a não ser que ele tenha autonomia pra mudar muita coisa, mas como do jeito que estar está fazendo sucesso....
Nota 5